DICAS E INFORMAÇÕES


Dicas e Informações

Está na hora de economizar!

Motores elétricos com inversores de frequência variável, para acionamento de bombas centrífugas.

Qualquer iniciativa para economizar energia é boa.
 
Os motores destacam-se como sendo uma das maiores oportunidades para uma grande economia. Eles correspondem por mais de 30% de toda a energia consumida.
 
Em geral, uma grande parte destes motores instalados somente precisam utilizar-se de sua velocidade máxima, em torno de 5% do tempo em que está em operação.
 
As bombas consomem em torno de 10% da energia elétrica no mundo, e seu incorreto dimensionamento pode causar grandes desperdícios.
 
O tipo mais comum de bomba utilizada em aplicações profissionais é a bomba centrífuga. Nestas bombas, o líquido ingressa através de um tubo de entrada para o centro de um impulsor em forma de disco. Este impulsor gira o líquido em alta velocidade, dando energia para ele e empurrando-o para fora, através da sua palhetas. Isso resulta em um aumento na pressão da água dentro da câmara, o que força o líquido para fora, através de um tubo de saída e, simultaneamente, suga mais líquido através do tubo de entrada. Este processo, portanto, continua a se repetir. 
 
Se você acionar esta bomba com motor com inversor de frequência, esta velocidade de giro é modulada, mediante programação. Esses inversores proporcionam o controle da velocidade, sem grande perda de torque do motor, com suave aceleração através da programação interna, além da frenagem no motor sem necessidade de freios mecânicos. 
 
Amplie seus conhecimentos sobre a utilização de motores elétricos com inversores de frequência variável.
 
TEMOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS COM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. PASSE NA TERWAL E CONFIRA!
 

DICAS E INFORMAÇÕES


  • Reconhecimento em dobro
  • Na premiação anual realizada pelo CDL, evento tradicional que já ocorre há 53 anos, a Terwal Máquinas conquistou o prêmio Destaque Empresarial.